Blog

contos sobre cuba

Este é Alfonso. Professor de italiano e devoto de Santa Elvira, me abordou enquanto eu visitava essa bucólica igreja datada de 1938 e entalhada em pedra e madeira. O que no início soou apenas como o pedido de companhia feito por um solitário revelou-se o arquétipo da relação que a maioria dos cubanos desenvolvem com os turistas.

Para saber mais sobre Alfonso e a relação Cubanos/turistas clique no link pro meu blog.

De trejeitos muito delicados e voz suave, Alfonso se apresentou e logo puxou assunto. Quis saber de onde eu era. Informou-me que era professor de italiano, disse duas frases na língua que ensina (pena, não lembro quais foram) e me convidou para entrar na igreja. Nos sentamos e ele tirou de uma bolsa velha de couro o caderno com as matérias que leciona. Dono de uma caligrafia de dar inveja a monge medieval, Alfonso contou que vem a igreja todo domingo (era uma quarta-feira). Perguntado se o regime comunista perseguiu a religião, Alfonso foi categórico em dizer que não, e que Fidel era um homem muito carinhoso (foi exatamente essa palavra que ele usou), tratava todos como se fosse um pai.

Alfonso mora em Varadero e dá aula em Matanazas. Seu salário, me disse, é de 700 CUPs (em torno de 25 dólares) ao mês. Pega dois ônibus para ir e dois para voltar. Vai aposentar daqui a quatro anos.

Alfonso fez questão de anotar seu e-mail e telefone num pedaço de papel, pedindo para que eu ligasse se precisasse de qualquer coisa e que não deixasse de escrever quando eu chegasse no Brasil.

Quando eu fiz menção de me despedir Alfonso perguntou se eu podia ajudá-lo em comprar leite. Peguei algumas moedas. Mas ele me pediu cinco CUCs.

Pausa pra entender a doideira das moedas cubanas – o cubano usa a moeda chamada CUP.
O turista quando chega lá tem que comprar a moeda chamada CUC. Até porque NENHUM estabelecimento aceita cartão ou outras moedas como dólar ou Euro.
1 CUC equivale a 1 dólar. Então, se eu levei mil dólares eu compro mil CUCs, na verdade um pouco menos porque tem umas taxas a pagar.
1 CUC (1 dólar) equivale mais ou menos a 25 CUPs.
Ex.: O salário do professor é em torno de 29 CUCs, ou seja, 29 dólares, o que na moeda usada pelos Cubanos vai corresponder a 725 CUPs.

O leite que Alfonso queria comprar, provavelmente custava uns dez CUPS, ou seja, 0,25 CUCs. Mas ele me pediu 5 CUCs 😉 sacou? Pô, cinco CUCs é praticamente um quarto do salário dele. Mas eles sabem que os turistas esbanjam dinheiro, e também contam com a possibilidade do turista não saber fazer a conversão das moedas 😉

Argumentei que o litro do leite seria muito mais barato do que aquele valor. Ele se justificou dizendo que era um tipo especial, não entendi muito bem. Mostrei que só tinha uma nota de vinte comigo. Alfonso era perseverante, disse que poderiam ir no bar, do outro lado da rua, trocar a nota. Ok, Alfonso, você é bom nisso.

Pedi para tirar uma foto dele e ele colocou os óculos escuros e pousou, me indicando qual ângulo seria melhor.

Na despedida ele me abraçou e beijou meu rosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *